QUICK MASSAGE

A Quick Massage, também chamada de massagem rápida, oriunda dos Estados Unidos, nos anos 80, onde o termo “Quick Massage” ficou famoso na Califórnia, EUA, através de seu criador, um terapeuta americano chamado David Palmer que uniu as técnicas de Shiatsu e Anmá e desenvolveu uma sequência de atendimentos rápidos e efetivos, com duração de 15 a 20 minutos nas seguintes regiões do corpo: na cabeça, pescoço, ombros, braços e mãos.

A palavra de origem japonesa Shiatsu, significa pressão com os dedos, pois Shi quer dizer dedos e Atsu quer dizer pressão. Esta técnica tem origem milenar e segue os princípios da Medicina Tradicional Chinesa e encara o indivíduo como um todo, ou seja, não atua somente nas dores e reclamações do cliente.

Ele é muito conhecido por utilizar pressão com os polegares nos pontos meridianos (canais energéticos do corpo), os mesmos utilizados na Acupuntura, porém, com agulhas ao invés das mãos.

Anmá: Esta técnica teve princípio há mais de 3000 anos na China Antiga e também segue a Medicina Tradicional Chinesa, porém, foi mais divulgada pelos japoneses. Curiosamente, a palavra Anmá é japonesa, onde An significa apertar e Ma quer dizer esfregar ou amassar.

Uma das principais características do Anmá são as manobras utilizadas de amassamento, pressão, deslizamento e percussão que são realizadas com os dedos, antebraços e mãos como auxílio para a realização da massagem.

Essa atividade passou a ter mais adeptos quando a empresa de softwares e smartphones, Apple, passou a oferecer a prática da Quick Massage em seus funcionários, que estavam com grande índice de afastamentos devido a casos de LER/DORT. causados pela pressão e carga exagerada de trabalho, com relatos de funcionários trabalhando até 90 horas por semana devido à produção do Macinstosh, que hoje é considerado o computador pessoal que revolucionou o mercado da informática.

            Logo após a experiência muito bem sucedida devido aos excelentes resultados como melhora da produtividade e menor número de afastamento devido a lesões causadas por esforços repetitivos, a Quick Massage começou a ser procurada por outras empresas que estavam à procura de proporcionar um brinde aos seus funcionários e ao mesmo tempo obtivesse retorno para a própria empresa.

Como o atendimento da Quick Massage é de aproximadamente 15 a 20 minutos e não necessita de grandes espaços para sua realização e nem que as pessoas retirem as roupas durante o atendimento, esta técnica se tornou a queridinha das empresas que querem promover a qualidade de vida no trabalho e valorizar seus funcionários

Para dar seguimento em seu projeto, David Palmer precisava de uma cadeira portátil que oferecesse conforto a quem estivesse sentado, que suportasse o peso dos clientes e ao mesmo tempo, permitisse que o terapeuta tivesse fácil acesso as costas do cliente para a realização da massagem.

Desta parceria, surgiu a primeira cadeira de Quick Massage, feita sob encomenda, de madeira e que pesava cerca de 12 kg.

Alguns anos depois, já em 1989, um aluno de Palmer, Scott Breyer, idealizou uma cadeira mais leve e com melhor anatomia. Esta nova cadeira foi desenvolvida por John Fanuzzi e dada o nome de cadeira Quicklite. A empresa responsável pela introdução no mercado foi a Golden RatioWoodworks.

A massagem é feita com o cliente sentado em uma cadeira que é ergonomicamente projetada para esta finalidade onde o beneficiário se acomoda confortavelmente para recebe- lá.

A higienização da cadeira é super importante, o terapeuta limpa a cadeira com álcool e troca a touca que protege o encosto de cabeça da cadeira. Tudo isso pensando em proporcionar a melhor experiência possível para o cliente, bem como garantir a higienização dos equipamentos para os próximos clientes.

Por ser uma massagem rápida, ela é muito procurada por pessoas que não tem a disponibilidade para receber uma massagem completa. Seus benefícios são :

·        Alívio das tensões do dia a dia

·        Relaxamento muscular

·        Combate o estresse

·        Resultados imediatos

  • Diminuição do cansaço físico e mental
  • Melhora da circulação sanguínea
  • Renova as energias
  • Aumenta a disposição
  • Aumento da produtividade
  • Redução de dores de cabeça
  • Sensação de bem estar
  • Combate o estresse
  • Melhora da auto-estima

 

Para proporcionar maior relaxamento , os terapeutas na Quick Massage colocam músicas suaves (músicas da natureza, sons relaxantes, músicas indianas, sons instrumentais, entre outros para que o cliente consiga se se “desligar” de sua rotina e acalmar.

Como foi dito anteriormente as manobras executadas são na cabeça, pescoço, ombros, braços e mãos.

O profissional inicia com manobras mais suaves, chamadas de deslizamento superficial, para que a pessoa que recebe a massagem tenha o primeiro contato com o toque e comece o processo de relaxamento.É uma forma de o profissional pedir “licença” para tocar na pessoa e a partir daí realizar as outras manobras

O trapézio é uma região onde acumulamos a maior parte das tensões do dia a dia. Por este motivo, é uma das regiões onde o terapeuta dá uma atenção maior durante o atendimento. Elerealiza uma manobra de massagem muito conhecida como amassamento.

Já nas costas é onde temos um dos maiores grupos musculares e que concentram todo o estresse devido à rotina. Além de manobras de amassamento, o profissional realiza manobras de deslizamento e utiliza técnicas de Shiatsu e Anmá que consistem em pressões nos meridianos (pontos utilizados pela acupuntura) e utilização do antebraço como instrumento de massagem.

Nesta região o profissional também realiza movimentos circulares extremamente relaxantes com o “calcanhar da mão” nos musculatura paravertebral, que são músculos que se localizam ao lado da região da coluna.

As escápulas são ossos que temos nas costas e a musculatura que as envolvem acumula muita tensão também. Por ser uma região mais sensível, a massagem é feita com mais cuidado para não incomodar a pessoa que a recebe.

Como a escápula é um dos ossos que compõe o ombro, após a massagem muscular, o terapeuta aproveita para realizar algumas manobras articulares (conhecida como rotação) para ajudar no relaxamento desta região.

Nos braços também são realizadas manobras de amassamento. O cliente deixa o braço solto e relaxado e o terapeuta agachado, realiza movimentos de “aperta e solta” envolvendo suas mãos por todo o braço e antebraço do cliente.

Após a massagem dos braços o terapeuta realiza a massagem nas mãos, tanto no dorso quanto nas palmas. Muitos não sabem, mas a massagem na palma das mãos pode literalmente fazer uma pessoa “babar” na cadeira de tão prazerosa que é.

Além da massagem na região, o terapeuta também realiza movimentos articulares do punho e de todos os dedos, além de alongamentos do punho.

O pescoço acumula muita tensão, e por este motivo, também necessita de uma atenção especial. Nesta região o profissional realiza uma manobra circular que é feita com a mão abraçando o pescoço com o polegar de um lado e o restante dos dedos do outro lado da cervical.

A massagem na cabeça é muito prazerosa e é realizada com a ponta dos dedos do profissional que faz movimentos de “vai e vem” no couro cabeludo. Um detalhe muito importante é que esta região é mais bem massageada quando a mulher está com o cabelo solto e o homem sem gel. Caso o terapeuta se depare com as situações acima, ele consegue realizar o atendimento com o mesmo objetivo, mas com limitações de movimento.

Após as manobras relatadas acima é hora de finalizar a massagem. Novamente, o profissional dá uma caprichada na região do trapézio e realiza movimentos deslizantes, como se fosse realmente uma despedida para com o cliente.

Para finalizar a massagem o profissional realiza a tapotagem que é realizada com as mãos em forma de concha e o terapeuta dá pequenas batidas nas costas do cliente.

Além da tapotagem, muitos terapeutas finalizam a massagem com movimentos de percussão que são realizadas com as mãos abertas e do lado do dedo mínimo, o terapeuta dá leves batidas nas costas com as mãos alternadas.

E vale ressaltar que, cada profissional utiliza uma sequência diferente ou substitui um movimento por outro, pois não há uma regra fixa para a realização da massagem, o importante é que o cliente saia satisfeito e relaxado da sessão.